sexta-feira, 11 de junho de 2010

Seu filho é superansioso ?

Problemas de comportamentos superansioso na Infância

                                                                       Texto de Ana Paula M Jordão


Tenho recebido muitos emails de pais solicitando informações sobre depressão infantil, autismo, comportamentos agressivos, problemas de comunicação entre pais e filhos e por isso estamos dando prioridade a esclarecer e auxiliar casos envolvendo este tipo de interação .Mas iremos responder todas as solicitações, por isso continuem enviando cartas ou email para o Jornal Maré. Estou sentindo falta do público adolescente e da participação das mulheres questionado suas próprias dificuldades.

Sou médica e tive uma formação muito rígida. Meus pais eram pobres mas conseguiram formar todas os filhos. Minha mãe era professora de história e meu pai professor de educação física e sempre exigiram que tivéssemos excelentes notas e que fossemos os melhores alunos da turma. Sofri muito com isso, porque não gostava de estudar e tinha dificuldade em aprender matemática e física e era castigada e punida por isso. Hoje sou mãe tenho um filho de 9 anos que é muito ansioso e anda tendo muitos pesadelos. Ele gosta muito de estudar, adora livros, nem parece criança. É o primeiro aluno da classe e já ganhou prêmio em uma olimpíada de matemática.. Meu relacionamento com ele e com o meu marido é muito bom, não sei por que ele está sempre ansioso, alerta e agora com pesadelos que o leva a acordar gritando. O que geralmente leva este tipo de conduta ?

Crianças cujo comportamento é exageradamente ansioso em geral apresentam distúrbios emocionais. Os comportamentos indicativos da existência de problemas emocionais são estados crônicos de ansiedade, excesso de medos irreais, pesadelos, sonolência, comportamentos conformistas ou de busca de aprovação. Pelo que descreveu, seu filho está ansioso, sempre em alerta, é o primeiro aluno da classe, gosta muito de ler....NEM PARECE CRIANçA, possivelmente esteja procurando sempre sua aprovação e a aprovação dos outros com comportamentos que chamam atenção e se destaquem dos demais alunos.

O exemplo mais ilustrativo desses casos é um tipo de reação fóbica nos primeiros anos escolares. Algumas crianças de seis anos desenvolvem fobia à escola e não conseguem frequentá-la. A ansiedade pode ter origem no pai ou na mãe e pode ocorrer particularmente em famílias de classe média em que os pais são ambiciosos e têm expectativas muito altas quanto ao comportamento e o desempenho de seus filhos. A criança poderá sentir que precisa alcançar certas metas para receber o amor e a afeição de seus pais. Esses sentimentos poderão provocar uma atitude de dependência exagerada em relação aos pais, levando a criança a ter a atitude de ficar tentando agradá-lo, uma vez que são sua fonte maior de segurança. Os padrões de resposta da criança em relação as ansiedade podem formar as bases para o desenvolvimento de uma futura psiconeurose, a não ser que se aprenda novos padrões de reação à ansiedade através da intervenção terapêutica.

As reações ansiosas mais graves podem expressar-se através de comportamentos psicossomáticos. Crianças extremamente ansiosas podem sofrer de diarréia, náusea, dores de cabeça e uma variedade de outros problemas somáticos que não passam de manifestação da ansiedade ante situações estressantes.

.Muitos problemas de reação de ansiedade em crianças não são graves o suficiente para justificar o uso de medicamentos “pesados”. O processo de tratamento poderá ser uma psicoterapia individual . e os pais precisarão de aconselhamento. A terapia de família também é também um importante meio de intervenção em distúrbios emocionais quando abordarmos o tratamento de crianças emocionalmente perturbadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário