segunda-feira, 7 de junho de 2010

Discutindo os principios da Análise do Comportamento na Gestão Pública

    Discutindo os principios comportamentais na Gestão Pública...vamos criar grupos de discussão e acompanhar as reportagens do Presidente Obama.

No artigo publicado na TIME há muitas limitações que precisam ser identificadas e mesmo mal entendimentos do que é a aplicação de principios comportamentais na gestão pública. Por exemplo, ao final do texto, fala-se que “não importa se as pessoas economizam energia para salvar o planeta, para economizar dinheiro ou para fazer igual ao seus vizinhos; mas apenas que de fato economizem energia”.

Do ponto de vista comportamental, cada um desses motivos refere-se a um comportamento diferente, por mais que o produto final pareça o mesmo. Mas, se o plano de Obama é a construção de um país melhor, será mais apropriado formar cidadãos que identifiquem as consequências a longo-prazo de seus comportamentos e que fiquem sensíveis a essas consequencias a ponto de economizar energia para salvar o planeta. Fica a dúvida se os problemas identificados na reportagem são de mau entendidos da própria equipe de Obama (o que, pessoalmente, considero pouco provável por ser uma equipe altamente qualificada), ou de limitações do jornalista que redigiu a matéria…


Apesar de todas as limitações que o texto possa ter, ainda assim vale a pena examinar o que é esse novo referencial no Governo de Obama e suas múltiplas implicações. A construção de um país melhor passa pela mudança de comportamento de seus membros. E é isso que Obama parece estar tentando propiciar. O quanto suas estratégias podem ser aperfeiçoadas, é um problema que podemos avaliar…
´
Artigo publicado na revista TIME em abril de 2009 e traduzido por Hélder Lima Gusso com colaboração de Murilo Garcia, Olavo Galvão e Angelo Sampaio. Agradecemos a bela iniciativa dos queridos pesquisadores e vamos acompanhando os próximos passos da Gestão do Presidente Obama !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário