sexta-feira, 11 de junho de 2010

Por que geralmente funcionário público é desmotivado ?



SAÚDE NO TRABALHO ; AS PESSOAS NÃO TRABALHAM POR QUE SÃO DESMOTIVADAS OU O TRABALHO DESMOTIVADOR FAZ AS PESSOAS NÃO TRABALHAREM ?    Texto Ana Paula Martinez Jordão
O email que iremos responder hoje, foi enviado por um leitor (C ) que trabalha em uma instituição pública. O mesmo relata que está trabalhando há sete meses nesta instituição (contrato por tempo determinado) e percebe que uma porcentagem significativa dos profissionais são desmotivados, improdutivos e resistentes a mudanças. Quando tenta mudar algo para facilitar o trabalho encontra barreiras absurdas e entra em conflito principalmente com alguns profissionais que são concursados. Inicialmente C pensou que o fato dos funcionários terem seus “empregos eternos” , levava a esse tipo de postura profissional. Com o tempo, começou a perceber, que mesmo os funcionários recém contratos, também estavam desmotivados, produzindo cada vez menos e desperdiçando material. Relata que o ambiente de trabalho é “pesado”, as pessoas falam mal umas das outras, vivem mal humoradas e que os profissionais não conseguem trabalhar em equipe, prejudicando a qualidade do atendimento na instituição. Enfatizou que ficou várias vezes doente neste período e que os demais funcionários também vivem constantemente reclamando de doenças.



A pergunta de C é; “Assisti uma reportagem na TV sobre psicologia na trabalho numa repartição pública no interior de Minas Gerais, onde os profissionais trabalhavam em equipe, fazendo uma integração entre diferentes áreas. Percebi pelos depoimentos que as pessoas eram motivadas, e que o trabalho da psicóloga ajudou esta instituição. Você acredita que existem pessoas que já nascem motivadas ? A motivação tem haver com a personalidade da pessoa ou a convivência com outros profissionais desmotivados prejudica os relacionamentos no trabalho ?



Pesquisas apontam que um dos fatores que contribuíram de forma significativa para a crise motivacional que aflige as instituições são as concepções incorretas sobre motivação.

Algumas destas concepções incorretas e que muitos profissionais defendem podem ser apontadas abaixo;



- Algumas pessoas são motivadas outras não- Acredita-se que a motivação é uma característica da personalidade e que não pode ser mudada. Ou você nasce motivado, ou esta fadado a desmotivação e desânimo.



- Enfatizam as recompensas financeiras como geradoras de motivação- A abordagem mais empregada para lidar com motivação enfatiza apenas o materialismo, ou seja, que apenas um ótimo salário, benefícios,, bonificações, status ou privilégios pode fazer as pessoas ficarem motivadas. Um outro fator complicador é que geralmente recompensa-se fatores inadequados que os trabalhadores demonstram como (freqüência no trabalho, tempo de serviço, conformidade e desempenho mínimo).. Verifica-se sentimentos de injustiça entre os funcionários que realmente produzem mais, que prestam um serviço com qualidade e favorecem o trabalho dos demais com idéias e condutas criativas e motivadoras. Para que se empenhar no trabalho, se apenas os funcionários antigos serão recompensados ? O melhor é empurrar com a barriga até arrumar algo melhor !!!

-

- Ameaças e Punições são os únicos instrumentos eficazes para fazer as pessoas agirem como se estivessem motivadas O emprego inadequado de recompensas sem resultados satisfatórios para os comportamentos leva alguns gerentes a recorrem ao uso de ameaças e punições. A curto prazo, a ameaça parece ser eficaz, intimidando e amedrontando os funcionários, fazendo com que o ameaçador se sinta seguro e acredite na sua estratégia.. Com o tempo, a agressão e ameaça começam a gerar angústia, revolta e desmotivação dos funcionários.



- Funcionários felizes são funcionários motivados

- Essa concepção com certeza é a mais insidiosa de todas porque foi a grande responsável pelo excesso de privilégios não contingentes a qualidade do trabalho. Algumas empresas tiveram que demitir um grande número de funcionários porque a gerência confundiu satisfação e motivação com felicidade, recompensando atitudes inadequadas dos funcionários. Quanto mais alta a recompensa, maior a frustração se a recompensa futura não satisfazer ao funcionário. Será que apenas o dinheiro traz a felicidade e a motivação ? A realidade demonstrou que não.

-

- A motivação é responsabilidade do departamento pessoal ou do supervisor-Infelizmente um grande número de diretores, gerentes e supervisores empregam o seu tempo gerenciando projetos, processos, instalações e não aprendem a gerenciar pessoas. Realmente lidar com pessoas é muito mais complexo do que lidar com máquinas e papéis. Cada indivíduo é um ser singular, e sua história de vida lhe ensinou a entender o mundo de forma diferente. Delegam para o setor de RH a responsabilidade da qualidade das interações e a satisfação no trabalho.



-Para motivar só é preciso ter bom senso - Uma pesquisa realizada com executivos norte-americanos indicou que para 70% dos diretores executivos, trabalhar a motivação é algo tido como simples e intuitivo e que não precisa de instrumentos de medição. Mas a mesma pesquisa demonstra o alto índice de empresas fechando as suas portas, funcionários produzindo cada vez menos, envolvidos em acidentes do trabalho

Ao contrario do que muitos pensam e agem, motivação é o processo pelo qual as pessoas são movidas a assumir determinados comportamentos. É a disposição para executar tarefas no trabalho. Segundo estudiosos da área motivação é o que: (1) dá energia – propensão, compulsão, (2) direciona– comportamento que tem um propósito, um objetivo, (3) produz comportamento persistente – persistência em atingir os objetivos.

As teorias sobre motivação podem estar situada entre dois extremos. Em um extremo as Teorias de traços de personalidade, que defendem a idéia de que algumas pessoas são mais motivadas que outras. Empresas que adotam essa teoria acreditam que a única forma de ter funcionários motivados é selecionar funcionários com essa característica de personalidade e despedir os desmotivados. No outro extremo estão as Teoria de influências externas, apontando que a motivação é afetada por condições de trabalho, clareza das expectativas e metas, tipo de supervisão, salário, relacionamento social, etc.

Algumas ações que podem ser tomadas para enriquecer o trabalho são; a-) Juntar tarefas para formar unidades naturais de trabalho; b-) Aumentar o controle do empregado sobre os seu trabalho, c-) Aumentar a responsabilidade direta do empregado pelos resultados do seu trabalho, d-) Aumentar o feedback acerca do desempenho no trabalho, e-) Criar condições para crescimento profissional, f-) Dar oportunidade para o empregado se tornar um especialista.

Essas ações podem aumentar os sentimentos de responsabilidade, conquista, de reconhecimento, de crescimento e de estar aprendendo coisas novas.

Um comentário: