sexta-feira, 11 de junho de 2010

Reflexões Psy- O que é o amor ? A conjugalidade ? A paixão ?

Aproveitando que estou fazendo alguns fichamentos para a minha dissertação e que amanhã será Dia dos Namorados...vou disponilizar alguns conceitos e discussãos de pesquisadores reconhecidos na área.

Bozon (2005) afirma que a compreensão do que seja o amor deve partir da idéia de uma prática social, cotidiana, de um roteiro. Uma das primeiras ações definidoras deste contexto são as informações ou trocas de confidências quando as pessoas estão se conhecendo Os amantes vão concedendo a pequenos gestos, como envio de fotos, de pequenas cartas (hoje e-mails), entre outros, que, de uma forma mais consistente, irão constituindo a relação amorosa não como algo místico, mas sim, como uma construção passo a passo, na interação de um com o outro.

Seguindo ainda o raciocínio de Bozon, o sociólogo alemão Niklas Luhmann, que foi aluno de Jurgen Habermas, em seu texto Amour comme passion,originalmente publicado em 1982, diz que o amor é uma relação de comunicação interpessoal e social entre as pessoas. Ele não deve ser compreendido, ou mesmo tratado, como sentimento; é um código simbólico que informa sob que condições o sujeito irá amar outra pessoa. O autor revela que o amor passa a ser percebido como uma fonte de informações, e não mais como uma invenção mental. O que se pensa hoje sobre o amor é que constitui um sentimento que existe antes mesmo de os sujeitos encontrarem um parceiro, pois há um código partilhado, que é construído anonimamente por todas as pessoas e é comum a todos. Para Lhumann, o amor "permite ao outro dar alguma coisa precisamente sendo tal como ela é" (Luhmann, 1990, p. 40).


Aproveitem para ler as bibliografias da área:
Bozon, M. (2001a) Les cadres sociaux de la sexualité. Dans Sociétés contemporaines. 41-42, 5-9. [ Links ]


Bozon, M. (2001c) Sexuality, gender and the couple: a sociohistorical perpective. In Annual Review of sex research, (12) 1-30. [ Links ]

Bozon, M. (2005). Supplément à um post-scriptum de Pierre Bourdieu sur lamour ou peut-on um théorie damour comme pratique (mimeo). [ Links ]

Bozon, M. (2004b). Sociologia da sexualidade. Rio de Janeiro: FGV. [ Links ]

Bozon, M. (2001b). Orientations intimes et construtions de soi. Pluralité et divergences dans les expressions de la sexualiaté . Em Sociétés contemporaines. 41-42, 11-40.

Kaufmann, J-C. (2003). Sociologie du couple. Paris: PUF. [ Links ]


Luhmann, N. (1990). Amour comme passion: de la codification de l`intimite. Paris: Aubier. [ Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário