segunda-feira, 7 de junho de 2010

Psicólogos Behavioristas como Assessores na Gestão Comportamental de Obama.

 Psicólogos e Economistas Behavioristas já descreveram as melhores técnicas para assessoria política  visando a mudança e a consequente melhora na qualidade de vida dos cidadãos!!

" Pois quando você sabe o que faz as pessoas irem votar, é muito mais fácil ajudá-las a promover a mudança"


 
Duas semanas antes do dia de eleição, a campanha de Barack Obama mobilizou milhões de adeptos; era um pouco tarde para começar a reescrever o get-out-the-vote (”GOTV” - expressão utilizada em língua inglesa para se referir a campanhas pra estimular possíveis eleitores de um candidato a votar, já que o voto é facultativo nos EUA.) . “MAS, MAS, MAS…”, escreveu o diretor adjunto de campanha Mike Moffo para a coordenação nacional de GOTV de Obama, “…e se eu lhe dissesse que uma equipe mundialmente famosa de gênios cientistas, psicólogos e economistas já descreveram as melhores técnicas para um programa de GOTV?!?! Vocês estariam interessados em, pelo menos, dar uma olhada?” Claro que estMoffo enviou orientações e um exemplo de programa formulado por um conselho de cientistas comportamentais, um grupo consultivo “secreto” formado por 29 eminentes comportamentalistas dos EUA. A principal diretriz foi uma mensagem simples: “Uma grande participação dos eleitores é esperada”. Isso porque estudos realizados pelo psicólogo Robert Cialdini e outros membros de sua equipe que tinham encontrado o mais poderoso motivador para que clientes de hotéis reutilizem toalhas, para que os visitantes de parques nacionais se mantenham nas trilhas demarcadas e para que os cidadãos vão votar é a sugestão de que todos estão fazendo isso. “As pessoas querem fazer o que acham que outros irão fazer”, afirma Cialdini, autor do Best Seller Influence (Influência). “A campanha de Obama realmente teve isso.”

A existência deste dream team (time dos sonhos) de cientistas comportamentais - que também incluiu os famosos Dan Ariely do MIT (Autor de “Irracionalidade previsível”) e Richard Thaler e Cass Sunstein da Universidade de Chicago, bem como Prêmio Nobel Daniel Kahneman de Princeton - nunca foi divulgado publicamente, apesar de seus membros terem apresentado mensagens de apoio e doações públicas para a campanha de Obama, bem como auxiliado em mobilização de eleitores. Todas as propostas da equipe - entre elas a famosa loteria online para arrecadação em que pequenos eleitores concorriam à chance de ter um encontro presencial com Obama - vieram com notas de rodapé citando dados de pesquisas científicas relacionadas. “Foi incrível ter estas propostas nos dizendo o que fazer e a ciência por trás delas”, diz Moffo à revista TIME. “Esses caras realmente sabem como fazer as pessoas votarem”.

Presidente Obama continua confiando na Ciência Comportamental. Mas agora sua Administração a está utilizando para transformar o país. Pois quando você sabe o que faz as pessoas irem votar, é muito mais fácil ajudá-las a promover a mudança


Artigo publicado na revista TIME em abril de 2009 e traduzido por Hélder Lima Gusso com colaboração de Murilo Garcia, Olavo Galvão e Angelo Sampaio. Agradecemos a bela iniciativa dos queridos pesquisadores e vamos acompanhando os próximos passos da Gestão do Presidente Obama !!

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