terça-feira, 8 de junho de 2010

O que o Psicólogo Comportamental faz nas organizações ?

Gerenciamento Comportamental das Organizações

As organizações estão vivenciando importantes processos de mudanças nem sempre iniciados dentro da própria estrutura da empresa, mas forçada pela necessidade de competir e sobreviver num mercado dinâmico, globalizado e principalmente exigente. As exigências do mercado levaram as organizações a modificarem a sua estrutura e o seu enfoque, antes o enfoque era no produto e na tecnologia, na organização e burocracia, na produção em massa e economia de escala, enfatizando a mão de obra e a supervalorização do chefe que esta no topo da pirâmide. Hoje enfoca-se no cliente em primeiro lugar e no mercado, nos negócios/empreededorismo, na manufatura flexível /pequenos lotes, valoriza-se a pessoa e estimula e reconhece o trabalho em grupo
O desafio no final do Séc. XX é transformar pirâmides organizacionais em círculos de trabalho. Estas talvez sejam as figuras mais representativas do que esta acontecendo nas empresas, como via para o equilíbrio e a harmonia. O crescimento do papel dos grupos, organizados em células e mini-fábricas, unidades de negócios e equipes estão exigindo uma verdadeira reeducação dos trabalhadores. Decidir, criar, negociar e conviver em grupo exigem aprendizagem constante.
Neste contexto a área da Psicologia Organizacional vem desenvolvendo, ao longo dos anos metodologias de pesquisa e técnicas de intervenção com o objetivo de dar suporte à administração das pessoas nas Organizações. Propondo programas de treinamento e capacitação, sistemas de remuneração, pesquisas de mercado e técnicas para desenvolver a qualidade total. Uma das áreas de pesquisa e intervenção é o Gerenciamento Comportamental de Organizações, que aplica idéias Skinnerianas a análise de organizações, tanto públicas, quanto privadas, e baseia-se , principalmente, nas interações comportamentais e nos efeitos diretos ou indiretos que estes comportamentos têm sobre aquilo que a empresa realiza ou produz.
No campo da Análise do Comportamento de Organizações, outra área de pesquisa e aplicação que têm se preocupado com problemas organizacionais é a Performance Management (Gerenciamento de Desempenho). Esta é uma abordagem sistemática e empírica de gerenciamento de pessoas e que se baseia no reforçamento positivo como maneira mais eficiente de se maximizar a performance desejada. É a aplicação no ambiente de trabalho, das descobertas realizadas na Análise do Comportamento nos últimos anos, tendo como um de seus objetivos ensinar a administradores estes princípios para que eles sejam capazes de aplicar, sistematicamente, este conhecimento, produzindo performances que servirão aos objetivos da organização.
Um dos tópicos relacionados ao Gerenciamento Comportamental de Organizações é o sistema de treinamento. O treinamento envolve a mudança de comportamento do membro na empresa, visando sua contribuição para a organização como um todo. É uma maneira efetiva de se enfrentar mudanças constantes na economia e, principalmente, na tecnologia que vem rapidamente evoluindo e exigindo novas habilidades dos empregados. Ao contrario do que acontece na maioria dos treinamentos, um sistema efetivo de treinamento não envolve simplesmente um conjunto de informações precisas relativas ao que o funcionário deve fazer para a aquisição de novas habilidades, envolve também estratégias de feedback e reforçamento. Deve-se promover um acompanhamento efetivo durante o processo de treinamento garantindo que cada pequeno ganho do funcionário em direção às habilidades que ele deve adquirir sejam contingentemente reforçadas.
                                                                   Texto de Ana Paula Martinez Jordão

Ana Paula Martinez Jordão
Psicóloga Comportamental
Mestre em Educação Especial/UFSCar
Pós Graduada em Gestão Organizacional e Recursos Humanos

Dúvidas e sugestões post no blog ou envie email:anapamamartinez@yahoo.com.br







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