sexta-feira, 11 de junho de 2010

Reflexões Psy...A idéia contemporânea de amor

Aproveitando que estou realizando um fichamento dos textos da área e amanhã é Dia dos Namorados...vamos abrir um espaço para discussão.

Vale ressaltar que a ideia de amor não correspondido é a tônica dos principais romances da cultura ocidental. Para Borges (2004), a literatura amorosa representa uma grande contribuição para entender como o amor é compreendido na Modernidade. A autora usa como exemplo a obra de Goethe Os sofrimentos do jovem Werther, que, segundo ela, foi causadora de inúmeros suicídios no século XVIII. Tal livro trata da dor de um amor não correspondido.

Segundo Borges, a ideia contemporânea de amor surge do pensamento grego, que pressupõe três tipos de amor: Eros, philia e caritas. Eros é originado do pensamento platônico e lembra o amor romântico, aquele que talvez seja o mais próximo deste conhecido atualmente. Este tipo de amor está ligado à falta, ou seja, ao sofrimento. Seria aquele amor que busca ser alcançado. Já o amor philia está próximo ao pensamento de Aristóteles e encontra-se relacionado a um desejo de partilhar a companhia do outro, principalmente se for através da virtude. É querer o bem do outro. Por último, o amor ágape ou caritas,que está mais próximo da philia, é um amor que está atrelado ao bem do outro, muito próximo do humanismo cristão. Assim, gostar de alguém seria amar esta pessoa incondicionalmente e só lhe fazer o bem. O amado nada mais é, para o amante, que alguém a quem ele deseja fazer o bem.

Borges, M. L. (2004). Amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. [ Links ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário