domingo, 6 de junho de 2010

Mulheres, vamos sentir prazer ! Conheça melhor o seu corpo...

Problemas Sexuais Femininos relacionados ao Desejo Sexual

Na edição passada discuti os problemas sexuais relacionados ao desejo sexual, nesta edição discutirei os problemas da fase de excitação e orgasmo. Cabe ressaltar aqui, que o problema só será um problema desde que a mulher sinta que a situação sexual a possa atrapalhar, fazer infeliz e se interpor com seus objetivos e projeto de vida. O que pode ser considerado em um diagnóstico sexológico como um problema, pode não ser considerado da mesma forma para a mulher.
Ao passar pela fase de excitação sexual, o corpo da mulher passa por modificações para se preparar para o ato sexual e qualquer diminuição ou falta de algum desses fatores fisiológicos pode gerar alguma dificuldade para a sexualidade. A área genital, e a superfície do corpo, no alto das coxas, barriga e até mesmo o peito e rosto recebem maior quantidade de sangue do que normalmente. Com a excitação a entrada da vagina se expande, relaxando para permitir a penetração. Dentro da vagina, o soro fisiológico é filtrado de dentro da barriga para dentro da vagina, assim ela fica molhada para que a penetração e os movimentos de vai-e-vem não machuquem a mulher em seu genital. O clitóris fica entumecido, mais aparente e sensível ao contato físico, os grandes lábios se retraem e os pequenos lábios aumentam de tamanho, projetando-se para fora.
A disfunção sexual que pode ocorrer na fase da excitação na mulher é o que se chama de disfunção sexual geral. Essa disfunção pode acarretar outro tipo de problema: a dispareunia. A dispareunia é o desconforto ou dor que acontecem com a penetração ou durante a relação. Neste tipo de problema sexual a mulher não sente prazer com o contato erótico sexual, trata-se de um contato desprazeroso. Pode ocorrer da mulher ter orgasmos, mesmo sem estar adequadamente excitada ou apreciando a relação.
Na fase do orgasmo encontramos as maiores queixas sexuais das mulheres. Pesquisas indicam que cerca de 35% das mulheres fingem ter orgasmos junto com seus parceiros .A esta dificuldade ou incapacidade em obter orgasmos chamamos de anorgasmia.No caso da mulher nunca sentir prazer orgásmico, sejam em relações, seja sozinha masturbando-se, falamos de uma mulher pré-orgásmica. Essa mulher ainda não aprendeu a sentir prazer. A mulher que acredita nunca ter experenciado o prazer orgásmico também encontra-se neste mesmo tipo de problema.
Quando a mulher consegue ter orgasmos com a manipulação do clitóris, com a masturbação mas não consegue nas relações coitais, então temos a anorgasmia primária. Nestes casos a mulher pode ter orgasmos enquanto se manipula e é penetrada, e o casal pode estar se adequando a essa situação. Caso a situação incomode o casal o ideal é trabalhar as dificuldades procurando um tratamento em terapia sexual.

Texto -Psicóloga Ana Paula Martinez Jordão
Divã da Dra Ana Paula:  http://anapama.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário