quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A violência Intra-Familiar é tema dos mais preocupantes, porque afeta a toda família em especial a mulher e as crianças/adolescentes.

A violência Intra-Familiar é tema dos mais preocupantes, porque afeta a toda família em especial a mulher e as crianças/adolescentes.


Hoje existe o CREAS - Centro de Preferência Especializado de Assistência Social que se desenvolve em nossa cidade um trabalho de excelência ofertando atendimentos a mulheres vítimas de violência Intra-Familiar; crianças/adolescentes vitimas de abuso e exploração sexual, maus tratos, negligência; adolescentes em cumprimento de medida Sócio-Educativo; idosos e pessoas com deficiência cujos direitos tenham sido violados

.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



A violência domestica e familiar contra mulher é classificada como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, psíquico, sexual, moral ou patrimonial e constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

A violência doméstica contra a mulher é aquela praticada dentro do lar, ou espaço simbólico representado pelo lar, por pessoa que se vale da condição privilegiada de uma relação de casamento, convívio, confiança, intimidade, privacidade que tenha ou tinha tido com a vítima, aumentando, assim, seu potencial ofensivo.

Muitas mulheres sofrem constrangimentos, passam por situações vexatórias e humilhantes na presença de vizinhos, na rua, em supermercados, e outros lugares.

Não é necessário, portanto, que o incidente ocorra dentro do lar para se caracterizar,

Como violência doméstica.Sua caracterização portanto é a seguinte:



“USO INTENCIONAL DA FORÇA FÍSICA OU DO PODER, REAL OU EM AMEAÇA , CONTRA SI PRÓPRIO, CONTRA OUTRA PESSOA , OU CONTRA UM GRUPO OU COMUNIDADE, QUE RESULTE OU TENHA GRANDE POSSIBILIDADE DE RESULTAR EM LESÃO, MORTE, DANO PISCICOLOGICO, DEFICIENCIA DE DESENVOLVIMENTO OU PRIVAÇÃO’’.(OMS- organização mundial de saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário